top of page

Qual a medida certa para fazer um bom café coado?

Atualizado: 15 de mai.





Então você está se aventurando no mundo do café e bateu aquela insegurança sobre o quanto de pó e o quanto de água usar? Nós vamos te ajudar!


Primeiramente já gostaríamos de te tranquilizar, a patrulha do café não vai aparecer na sua casa caso você coloque uma medida a mais ou a menos, relaxe, o ritual de beber café é sobretudo um ritual de experimentação e desenvolvimento dos sentidos, o que estamos para passar para você é uma recomendação, não uma lei absoluta.


Vamos começar pelo simples bem feito, um café coado com os materiais que se tem em casa, nada de balança ou coisas elaboradas, simplicidade é a palavra chave.


Você vai precisar de: Um coador ou filtro de café e um bom café da sua escolha já moído (moagem fina, para método coado). Se estiver começando à experimentar cafés especiais, dê preferência aos cafés com notas mais simples e conforme seu paladar e olfato forem se aprimorando busque cafés mais complexos assim você vai treinando seus sentidos para perceber cada nota presente no café.


Coador de pano X de papel?

Ambos produzem resultados excelentes e precisam de algumas atenções no preparo. Coador de pano Filtros de pano são reutilizáveis, mas não são eternos, usar filtros muito saturados vai prejudicar a sua experiência. Antes de por o seu café moído no filtro escalde o seu coador, despejando água quente no seu coador fará com quê o tecido do seu coador absorva mais água do que café, dissolverá algum resíduo de óleos do café antigo e deixará o espaço entre os fios no tamanho ideal para filtrar o seu café :)

Descarte a água do escaldamento que passou pelo coador

Coador de papel: No coador de papel os cuidados são idênticos ao de pano, escalde o seu filtro de papel para remover excessos de cloro presentes no branqueamento do papel e deixar o filtro pronto para fazer o seu café. Água ferver ou não ferver...

Antes de dizer o que fazer porquê não experimenta? Faça esse experimento com dois copos de água em temperatura ambiente:


Prepare um copo de água mineral ou pelo menos filtrada que você consome regularmente e um copo da mesma água, ferva e consuma primeiro a que está habituado e depois a que foi fervida (ambas em temperatura ambiente) Notou alguma diferença? Se não, pra você não faz diferença alguma e está tudo bem.

Se sim isso acontece porquê a água que consumimos nunca é totalmente pura, nela estão presentes sais e alguns deles mudam de estado criando reações químicas e físicas, como é o caso do cloro, se a sua água é mais mineralizada ela apresentará resultados mais discrepantes do quê águas menos mineralizadas e isso muda de acordo com cada fonte de água e região do Brasil. AVISO IMPORTANTE PARA A SUA SAÚDE! Jamais consuma água destilada ou desmineralizada. Esse tipo de produto é destinado à indústria e laboratórios, o manejo incorreto desse produto e a falta de sais pode promover a propagação de bactérias e outros agentes nocivos que seriam impedidos pelos sais na água.


Quantidades: Para cada xícara de café (aproximadamente 120ml) você usará uma colher de sopa de café (aproximadamente 12g).


Despejando a água: Depois de despejar o pó no fundo do filtro despeje a água da forma mais gradual e constante que conseguir, a ideia é não "afogar o café" e garantir que a maior parte possível do café esteja na mesma temperatura durante a extração. Pronto! Essa é a forma fácil de fazer um bom café coado, existem mais técnicas que podem ser usadas, mas isso é assunto para um outro post :)


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page