Recentemente você deve ter visto matérias como essa aqui anunciando o aumento dos preços do café, alguns ainda com um tom um pouco mais exaltados esperando uma alta gigantesca, mas calma. Vamos entender juntos o que está acontecendo e como isso pode te afetar (ou nem tanto). Primeira coisa importante que precisamos ressaltar é que esse aumento de preços se refere ao café negociado como commoditie o que não é o caso dos cafés especiais.
O que é café commoditie?
Essa categoria de cafés, geralmente negociada em grandes quantidades, abastece o mercado e chega às prateleiras como os cafés das categorias Extra-forte / Tradicional / Superior ou Gourmet e geralmente são negociadas como "Bica corrida" quando os cafés não possuem uma separação de tamanhos, cabendo à quem irá beneficiar o café fazer esse processo. Nesse tipo de negociação é comum a presença de grãos de tamanhos variados, grãos subdesenvolvidos e até grãos com outros defeitos.
Porquê cafés especiais não se enquadram como commoditie?
Cafés são considerados especiais quando são submetidos à uma série de critérios, como desenvolvimento do grão e características sensoriais na bebida, (o que chamamos de cupping), somente as sacas de café que são pontuadas com uma nota superior à 80 pontos em uma escala de 0 a 100 são considerados cafés especiais.
Esses cafés certificados possuem uma outra dinâmica de negociação e geralmente são remunerados a mais conforme adquirem uma pontuação maior, características exóticas e outros critérios também afetam o preço.
Nós do Café Épico negociamos diretamente com os produtores para garantir sempre o melhor preço para o cliente e uma remuneração atraente para o produtor.
Histórico de preços de 2024 Commoditie x Especial
Durante o ano 2024, até o mês de outubro, os preços do café no varejo aumentaram mais de 30%, podendo variar ainda mais dependendo da região do país. Enquanto isso, no setor de cafés especiais, nós do Café Épico, durante o ano de 2024 conseguimos passar todo o ano sem nenhum reajuste ao consumidor final e nesse ano de 2025 certamente teremos um ajuste em breve, mas em uma taxa muito diferente dos cafés Extra-forte / Tradicional / Superior e Gourmet.
O que afeta o preço do café?
São diversos fatores, alguns podem ser mais concentrados e não afetam o país todo ou outros mais severos que afetam o país ou todo planeta.
Embora o Brasil tenha tenha obtido uma produção recorde em 2020, principalmente no Estado de Minas Gerais a sequência de eventos nos anos seguintes foram mais severas. Em 2021, uma geada, com baixas temperaturas, prejudicou as colheitas para 2022. No ano seguinte, melhorou. Mas em 2024, a seca impactou a produção do café novamente, com isso temos uma produção menor de cafés, grãos menos desenvolvidos. Alinhados a isso houve um aumento na demanda externa por cafés produzidos no Brasil, isso porquê outros países que também produzem café e exportam grandes quantidades como é o caso do Vietnã também passaram por problemas ambientais e climáticos.
O que esperar para 2025?
Nós do Café Épico sempre prezamos pelo princípio do Fair Trade e da economia responsável, continuaremos nosso trabalho priorizando nossos amigos produtores através de uma negociação justa para garantir aos nossos clientes os produtos com a qualidade que estão habituados em nossos cafés especiais e sem grandes variações de preço ao longo do ano
Comentarios